Na Bíblia Deus nos adverte insistentemente sobre a maneira correta de usar a língua, o que significa dizer que, o seu mau uso pode ter graves consequências.
A língua quando usada para o mal tem uma influência muito maior, seu uso incorreto, ou seja, quando é utilizada para a blasfêmia, mexericos, mentiras, juramentos que não são sinceros, e outras coisas parecidas, tem o poder de arruinar, manchar e corromper todo o caráter de uma pessoa. Penso que devemos tomar muito cuidado com o que falamos, muito cuidado para através da língua não criarmos situações que irão ofender e prejudicar qualquer pessoa.
Toda vez que a língua é mais rápida que o cérebro, na maioria das vezes irá produzir consequências nefastas, toda palavra produzida sem a devida meditação, se deve ou não ser falada, irá ferir de morte, uma amizade ou mesmo um relacionamento. Da mesma forma, quando identificamos uma língua apressada e maldosa, devemos certamente seguir o conselho de Charles Spurgeon:
" Não creia em metade do que você ouve; não repita metade do que você crê;quando ouvir uma notícia negativa, divida-a por dois, depois por quatro e não diga nada sobre o resto dela"
A língua externa as sensações do ser humano, a dor, a raiva, o amor e por isso a epístola de Tiago nos adverte que ela se gaba de grandes coisas. (Tiago 3:1-7)
Por outro lado, Mateus também nos adverte sobre o julgamento que teremos por aquilo que falamos (Mt 12:37)
Quando alguém está doente da alma, e não são poucos os que não estão, os sintomas aparecem em forma de palavras, tais pessoas têm a tendência a falar de forma amarga, de proferir palavras que trarão angústia e tristeza aos seus interlocutores. Por mais intimo que você seja de uma pessoa, nem sempre o que você disser irá edificá-la ou mesmo provar a ela que você tem razão, não há lugar para o famoso,
- Me desculpe mas é assim que eu penso, essa expressão, quase sempre serve apenas para mostrar a sua falta de argumentos e a absoluta incapacidade própria de apontar soluções para qualquer problema. Conheço algumas pessoas assim, irritantemente burras e repetidoras das opiniões alheias, mas ainda assim prefiro expô-las ao meu silêncio, mais do que à minha ira através de palavras que certamente irão feri-las.
Da Língua ainda fala o Apóstolo Tiago no Capítulo 3;
"8 a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido carregado de veneno mortífero. 9 Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. 10 De uma só boca procede benção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim."
De uma só boca não pode sair benção e maldição, é errado, é feio e não agrada ao SENHOR!!!!
É muito importante inculcarmos em nossos corações o que diz o Salmo 34:11;
"Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano".
Lembrem-se de que para te magoar são necessários apenas duas pessoas, uma, inimiga para te caluniar e, outra, amiga para te transmitir a calúnia. Com qual delas você se identifica? Com a que profere a calúnia ou com a que te conta a calúnia? Pensem nisso, reflitam, e guardem a sua língua.
Graça e Paz!