segunda-feira, 19 de março de 2018

CONDIÇÕES DA ORAÇÃO

           Jesus gostava de orar, era um homem de oração que buscava locais solitários para desfrutar dos momentos agradáveis de comunhão com o Pai, (Marcos 6:46, Lucas 5:16). Não raramente, passava a noite toda orando(Lucas 6:12).
         Sendo Jesus o nosso exemplo, aquele no qual devemos mirar a nossa conduta, é certo que devemos orar igual a ele. Devemos nos aproximar de Deus com ações de graças, falar de nossas necessidades, confessar os pecados que cometemos e rogar por misericórdia, em harmonia com a sua promessa.
           No entanto, há condições sob as quais podemos esperar que Deus ouça as nossas orações e agora passarei a abordar algumas delas, as que considero importantes, senão vejamos:

1ª Condição - Sentir a necessidade de auxilio (Mateus, 7:7-8)

              Os que reconhecem a sua necessidade de buscar a Deus podem estar certos de que serão satisfeitos. O coração tem de estar aberto à influência do Espírito, do contrário, a benção de Deus pode não ser obtida. Lembrem-se, somos carentes do cuidado de Deus como um bebê é carente dos  cuidados dos pais.

2ª Condição - Devemos orar com fé. (Marcos 11:24)


                      Jesus elogiou muito àqueles que foram curados por sua fé (Lucas 18:42) e criticou a falta de fé até mesmo dos discípulos (Lucas 8:25). A Bíblia ensina que "sem fé é impossível agradar a Deus"( Hebreus 11:6). Por isso, devemos orar com fé.

3ª Condição - Obedecer aos mandamentos. (João 15:7)

                    Todas as promessas de Deus são dádivas prometidas sob a condição da obediência. Quem desobedece à lei tem a sua oração recusada pelo céu (Provérbios 28:9), mas também todos àqueles que lhe são obedientes podem pedir o cumprimento de suas promessas, sendo certo que o apóstolo João ensinou que " E aquilo que pedimos Dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos." (1 João 3:22).

4ª Condição - Perdoar os que nos ofendem. (Marcos 11:25-26)

                 Se esperamos que as nossas orações sejam atendidas, devemos perdoar aos outros do mesmo modo e na mesma medida em que esperamos ser perdoados.

5ª Condição - Pedir segundo a vontade divina (Mateus 26:42)

                       Quando oramos, devemos pedir a Deus "Segundo a sua vontade" ,  e ele nos ouve.      (1 João 5:14). Lembrem-se, o que importa é a vontade do Pai.

6ª Condição - Perseverar e não esmorecer (Lucas 18:1-7)

                       A perseverança na oração também é uma condição para que ela seja atendida. devemos orar sempre se quisermos crescer na fé e na nossa experiência com Deus. Paulo Aconselhou:
"perseverai na oração, vigiando com ações de graças" (Colossenses 4:2)

7ª Condição - Orar em nome de Jesus (João 14:13)


                       Orar em nome de Jesus é mais do que simplesmente mencionarmos o nome dele no início e no final da oração, é orar segundo o sentimento e o espírito de Jesus, ao mesmo tempo em que cremos em suas promessas e descansamos em Sua graça. Cristo mesmo declarou: " Tudo quanto pedirdes em Meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho" (João 14:13) 


Assim, podemos concluir que Deus pode responder às nossas orações com um SIM, um NÃO ou com um ESPERE. A resposta será SIM quando todas as condições forem preenchidas e o que pedimos for o melhor para nós. A resposta será NÃO quando o que pedimos não for o melhor para nós.Tiago escreveu: "Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres (Tiago 4:3). Deus é muito sábio, por isso jamais comete um erro. Ao mesmo tempo, por seu amor infinito, jamais vai deixar de abençoar os que são sinceros. A  resposta será ESPERE quando DEUS desejar provar nossa fé ou experimentar a sinceridade do nosso desejo, talvez não seja a hora de recebermos o que pedimos, mas a benção virá em breve.

Graça e Paz!


Fontes;

A Bíblia Sagrada

Ensinos de Jesus - Igreja Adventista do Sétimo dia - 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário